O que é: Quantitative Easing (QE)
O Quantitative Easing (QE), ou afrouxamento quantitativo, é uma política monetária não convencional adotada pelos bancos centrais para estimular a economia. Consiste na compra de ativos financeiros, como títulos do governo, com o objetivo de aumentar a oferta de dinheiro e reduzir as taxas de juros a longo prazo.
Como funciona o Quantitative Easing (QE)
No processo de Quantitative Easing (QE), o banco central injeta dinheiro novo no sistema financeiro, aumentando a quantidade de dinheiro em circulação. Isso tem o efeito de reduzir as taxas de juros, tornando o crédito mais barato e incentivando o investimento e o consumo.
Objetivos do Quantitative Easing (QE)
O principal objetivo do Quantitative Easing (QE) é estimular a economia em períodos de baixo crescimento ou recessão. Ao aumentar a liquidez do sistema financeiro, o QE busca impulsionar o investimento, o emprego e o crescimento econômico.
Críticas ao Quantitative Easing (QE)
Apesar de seus benefícios potenciais, o Quantitative Easing (QE) também tem sido alvo de críticas. Alguns argumentam que o QE pode levar à inflação, desvalorização da moeda e bolhas de ativos financeiros, além de beneficiar principalmente os bancos e investidores em detrimento da população em geral.
Exemplos de Quantitative Easing (QE)
O Quantitative Easing (QE) foi amplamente utilizado por bancos centrais em todo o mundo durante a crise financeira de 2008, com o objetivo de estimular a economia e evitar uma recessão mais profunda. Países como os Estados Unidos, Japão e Reino Unido implementaram programas de QE para combater os efeitos da crise.